quarta-feira, 8 de outubro de 2014

Inflação fora de controle: rumo aos 10%?

                                                              IPCA. Fonte: Bloomberg

Vemos uma clara tendência de alta na inflação. Vale notar que a meta é 4,5%, um patamar considerado alto em relação aos nossos pares, que praticam metas menores. O topo da banda, de 6,5%, existe apenas para casos esporádicos, crises temporárias. Não é o que vemos hoje.

Não há crise nos países emergentes, que têm crescido bem mais do que o Brasil e com inflação bem menor. Como o próprio FMI reconheceu, temos um problema doméstico, causado pelos equívocos do governo Dilma.

Para adicionar insulto à injúria, esse índice é assustador a despeito de vários preços represados pelo governo. Ou seja, se os preços não tivessem sido artificialmente manipulados, de forma insustentável, a inflação seria ainda maior, perto de 8%.

Por fim, e para coroar de vez a incompetência do governo Dilma, essa inflação toda ocorre mesmo em um cenário de crescimento econômico nulo! Isso mesmo: o Brasil parou de crescer, o PIB não deve subir nem 0,3% esse ano, e mesmo assim nosso salário perderá cerca de 7% de valor.

A gestão da presidente é um completo fracasso. Se nada mudar, podemos esperar uma inflação caminhando rumo aos 10% ao ano em pouco tempo. E a atividade caindo ainda mais, gerando desemprego. É um cenário assustador, similar àquele da Argentina, que adotou um modelo bem parecido com o que o PT defende.





Por Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: