sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O povo perece….



O meu povo foi destruído, porque lhe faltou o conhecimento; porque tu rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim.
Oséias 4:6


Esse é um versículo muito forte, pois diz respeito a nossa responsabilidade individual de buscar conhecimento e a verdade a respeito de tudo que estamos vivendo. Sendo breve e objetiva: estamos perecendo pela falta de conhecimento. Isso é um fato vivido desde os tempos bíblicos, como vemos em Oséias. Negligenciamos conhecimento, menosprezamos a grande maioria das ferramentas de aprendizado que Deus coloca em nossa vida e, assim, caminhamos cada dia rumo a apostasia e longe do Pai.

E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará. João 8:32

Será que nós sabemos realmente a intensidade do versículo acima? O ser humano é por si só um ser cheio de dúvidas e lutas interiores. Diariamente somos bombardeados por influências negativas e por nossa própria natureza corrompida. Quantas vezes fracassamos, nos entristecemos, desanimamos, duvidamos…. não que isso não seja normal, pois somos seres humanos! porém, a intensidade e duração de todos esses males deveriam ser bem menores… A verdade nos liberta. Nos liberta de quê? De exatamente tudo isso que nos afeta emocionalmente, fisicamente e, principalmente, espiritualmente.

Conhecer a verdade, buscar o conhecimento, é a melhor receita contra os males que temos sentido. Mas não é qualquer conhecimento, é os ensinos VERDADEIROS, os ensinos celestiais, os ensinos de Deus.

O povo perece porque não consegue se defender das argumentações do inimigo, pois não possui algum fundamento consistente o bastante para isso. O povo perece porque não conhece as profecias, e quando o caos toma conta do seu mundo, toda a esperança se vai e junto com ela a força pra viver e ficar ao lado de Cristo. O povo perece porque desconhece completamente a mente humana e sua vulnerabilidade à influências implícitas, como música, filmes e literaturas duvidosas. O povo perece porque não busca a sabedoria de Deus para discernir entre o certo e errado, entre o puro e impuro, entre pecado e graça. O povo perece, porque não estuda a Bíblia, não aprende com os exemplos deixados, não procura.

Estamos perecendo, e junto conosco perece este nosso mundo, pois por nosso fracasso em nos desenvolver tanto mentalmente quanto fisicamente, atrasamos e muito a obra de Deus neste mundo, inclusive a obra dEle na nossa vida.

A partir do momento que acordarmos dessa nossa insanidade, seremos libertos da desesperança, falta de fé, baixa autoestima, desinteresse nas coisas puras e simples, do desânimo, do cansaço, da ignorância.

As profecias bíblicas, uma vez conhecidas e estudadas, nos darão a certeza da promessa de Deus, da veracidade das narrativas bíblicas, dos cumprimentos, e da volta de Cristo. A sabedoria do Pai, nos dadas através da comunhão diária e estudo da sua Palavra, nos habilitarão à todos os desafios da nossa vida, e à participação em Sua obra. Os estudos da mente e do corpo, nos fortalecerão e nos ajudarão a compreendermos aquilo que é potencialmente capaz de nos prejudicar em alguma área da nossa existência. A ingenuidade já não é mais tolerada, uma vez que possuímos todos os recursos para sermos fortes e firmes nos caminhos e na vontade de Deus.

Busque conhecimento, busque estudos bíblicos, leia livros (bons livros), leia artigos científicos, mas não pereça por não saber que se está a perecer.

Nenhum comentário: