sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

A faceta mais corrupta do PT


Engana-se quem acha que escândalos como Mensalão e Petrolão escancaram a faceta mais corrupta do PT. Há algo ainda pior: a corrupção moral manifestada pelo partido e pelos seus militantes, especialmente os parasitas das redações de jornais.

Nunca se praticou tanta fraude intelectual em prol da transformação de crimes horrendos em ações palatáveis ao público via manipulação linguística. Quando um partido como o PMDB, PSDB, PP ou DEM tem um dos seus quadros investigado por corrupção, fica envergonhado, de cabeça baixa. De maneira diametralmente oposta, o PT fica de cabeça erguida. Enquanto os demais se envergonham quando um dos seus comete os crimes, o PT parece se orgulhar se suas vergonhas.

Quem duvidar dessa constatação pode, se for isento, usar tanto os guias de falácias disponíveis por aí (na Internet, você pode consultar por “Stephen Downes”) quanto um checklist da dialética erística (onde Schopenhauer mapeia 38 estratagemas erísticos, usados para vencer debates sem ter razão) a fim de avaliar qualquer discurso petista tentando relativizar os crimes do partido.

Por exemplos, os petistas dizem: “os opositores dizem que o PT inventou a corrupção”. Ninguém afirmou nada disso, mas aí falamos da tradicional falácia do espantalho.

Segundo os petistas, pedir impeachment é golpe, mas eles mesmos lutaram por impeachment de Collor. Aqui temos o estratagema da distinção de emergência, mapeado brilhantemente por Schopenhauer.

De acordo com o PT, a corrupção “não vem de hoje”. Porém, as evidências claras dos crimes do PT estão aí, enquanto corrupções de mesmo nível dos “outros” estão apenas na especulação. Aqui seria uma mistura da falácia tu quoque (“você também”) com falácia da ignorância.

Mas e a origem da corrupção? Agora, para o PT, a culpa é do financiamento privado de campanha. Ou seja, a falácia da falsa causa. Ademais, financiamento empresarial de campanha existe na maioria dos países civilizados e com índices de corrupção muito menores do que os do Brasil. É claramente mais um embuste petista.

É claro que os petistas não acreditam no que dizem. Eles são espertos demais (caso contrário não estariam no poder) para se enganar tanto. Falamos evidentemente de corrupção moral, um estágio discursivo no qual a prática da fraude intelectual é um método.

Mas por que os petistas agem assim com tamanha proficiência, enquanto as pessoas dos demais partidos (quase todos os outros, especialmente os dois maiores partidos da base aliada) não conseguem dissimular tanto?

A resposta pode ser encontrada em obras de Lenin e Trotsky, que deram o sistema moral dessa gente. Enquanto para a maioria das pessoas normais, mentir é uma vergonha, para os seguidores de Lenin e Trotsky (influencias evidentes do PT, assim como se suas linha auxiliares PCdoB e PSOL) é motivo de orgulho.

Ambos os autores delineavam um sistema moral no qual os mais pérfidos, embusteiros, cínicos, desalmados, cruéis e calculistas são eleitos como os principais centroavantes em projetos de conquista de poder. A partir dessa filosofia, mentir e praticar atrocidades já não é mais uma falha moral, mas um imperativo tático. Grupos seguindo esses padrões morais selecionam seus melhores pela habilidade de mentir, dissimular, e ainda usarem um sorriso angelical enquanto fazem tudo isso.

Repare bem no comportamento de políticos como Lindbergh Farias, Gleisi Hoffmann, Humberto Costa e todos os petistas falando no Plenário na semana passada. Melhor ainda: faça isso amanhã, na conclusão da votação da Lei do Calote. Sempre teremos o mesmo padrão de embuste, a mesma defesa do indefensável, e a mesma proficiência em praticar todas as fraudes intelectuais possíveis. Tudo vale, desde que o poder seja adquirido ou mantido.

O PT praticou os maiores atos de corrupção da história do Brasil não por que “todos fazem”, mas por que ninguém entende projetos de poder de forma tão imoral como eles. A noção de que o engano é um mérito, não uma vergonha, é o mesmo componente que habilitou que genocidas do passado matassem milhões e milhões de pessoas, enquanto diziam “levar amor a todos”.

É por isso que estados comandados por esse tipo de gente são devastados, em uma escala jamais vista em governos nas mãos de partidos com outro tipo de sistema moral. É que para o PT a corrupção está enraizada em seu sistema moral. Mais: eles seguem um sistema “moral” corrupto.

E tenha muito cuidado, pois partidos agindo assim são capazes de vender genocídios como “manifestações de amor em larga escala”. O que é o mesmo que vender ao povo a imagem de que “nunca se lutou tanto contra a corrupção” quanto na verdade nunca se levou o estado a um nível de aparelhamento e saqueamento como no governo do PT.




Por Luciano Henrique

Nenhum comentário: