sexta-feira, 5 de junho de 2015

O rei João sem terra e nós


Em Junho de 1215, ou seja, há 800 anos, foi assinado pelo Rei João da Inglaterra a chamada Carta Magna que tanto influenciou a humanidade, por imposição do Barões que não admitiram que ele aumentasse os impostos sem consulta-los, afinal, eles é que recolhiam os impostos e forneciam os homens para as guerras reais.

O Rei João havia perdido as guerras na França e como consequência as terras que lá tinha. Por isso pedia cada vez mais impostos e homens, inicialmente consultando os Barões até que deixou de fazê-lo e houve uma revolta.
Hoje, como na idade media, a população não era consultada nem os homens livres e muito menos os servos, nome bonito para escravos. Com a Carta Magna, que depois ele tentou chancelar, sem êxito, criou de fato o primeiro parlamento que tinha direito de controlar o Rei. O mundo nunca mais foi o mesmo.

Séculos depois a independência dos EUA se deu pelo excessivo imposto sobre o chá, imposto pela Coroa Inglesa aos colonos americanos, o que os levou a guerra da independência e a separação da Inglaterra.

Entre nós, os portugueses vendo a produção do ouro cair, inventaram um imposto que incidia sobre cada habitante, independente da produção real de ouro. Surgiu Tiradentes que embora tenha sido morto, forçou a revisão de vários conceitos.

Nos reis joões atuais, o nosso atende pelo nome de Levy e resolveu aumentar impostos porque sua tutelada, a rainha Dilma, gastou o que tinha e o que não tinha para se manter no poder, onde está até hoje, juntamente com os membros da sua casa real, o PT.

A consulta não é feita aos Barões, mas sim aos congressistas que deviam representar o povo, mas nunca o consultam. Aumentam impostos, que não recolhem, o que fica a cargo da Rainha, a qual permite que membros de sua grei, perdoem os mesmos para si, mediante remuneração e outras coisas mais.

Mas, este estamento de congressistas, bem como o judiciário e os membros da família real, aumentam seus ganhos, sem consultar o povo, o qual têm seus salários e aposentadorias corrigidos abaixo da inflação e sem chances de aumento e ainda sob a ameaça do desemprego. Homens livres regridem à condição de servos e nessa condição são mantidos com algumas benesses e o pagamento de bolsas para sobrevivência.

No entanto, todos os partidos políticos enchem a boca para falar do povo, de como protegem o povo desde que, é claro não sejam obrigados a dar a esse povo educação, saúde e segurança, e outros direitos fundamentais.

A duvida é se já saímos da Idade Media e entendemos os artigos da Magna Carta, parte incorporada a Constituição dos EUA, ou se vivemos em um reino onde a rainha, seus prepostos e barões, se movimentam sem limites mas mantém os homens, livres e servos, sob um jugo injusto, deles extraindo toda a riqueza possível, para desbarata-la em projetos de poder.





Por Hildeberto Aleluia

Nenhum comentário: