domingo, 22 de março de 2015

Impeachment é ato democrático ou golpismo?


          “Ter dois pesos e duas medidas é objeto de abominação para o Senhor”. (Pv. 20.10)


1. Retrospectiva

Ao término das eleições de 1989, o PT colocou-se na oposição ao governo Collor. No 7º Encontro Nacional em 1990, o PT reclamava que a política econômica do governo Collornão negociava com as instâncias legislativas e nem com os setores organizados da sociedade brasileira.

A política do governo Collor (1990-1992), conduziu o país a um período de forte recessão econômica, ao crescimento das taxas de desemprego e à deterioração dos serviços e infraestrutura públicos.

Diante da eclosão das manifestações de massa contra o governo Collor, que levou milhares de pessoas às ruas para protestar no começo de julho de 1992, a Comissão Executiva Nacional do PT pediu o impeachment de Collor.

Genoíno afirmou à época: "a saída de Collor é um golpe de morte no neoliberalismo. Tirar Collor e fazer assumir o Itamar é um grande passo" (PARTIDO DOS TRABALHADORES. CN, 1992f, p. 4).

2. Contextualização

Tal qual o governo Collor, a política econômica do segundo governo Dilma não negocia e não atende os setores organizados da sociedade brasileira.

A política do governo Dilma (2010-2014), conduziu o país à deterioração dos serviços e infraestrutura públicos (Desmandos, Corrupção, Apagão, Petrobras, Sucateamento da saúde, etc)

Em 15 de março de 2015, milhares de pessoas foram as ruas protestar contra o governo Dilma que em muito se assemelha ao governo Collor. Parte destes manifestantes pediram oimpeachment de Dilma.

3. Reações do PT

Após as manifestações, Dilma Roussef acovardada, escalou dois ministros para falar em seu nome: os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) não reconheceram erros e nem admitiram que o governo está fragilizado.

Prometeram combate rigoroso a corrupção. Uma promessa já feita e não cumprida desde as manifestações de junho de 2013.

Cardozo e Rosetto voltaram a usar termos como "golpista" para classificar os pedidos de impeachment: “O que não é legítimo e não deve ser aceito é o golpismo, o impeachment infundado que afronta a democracia” – falou Rossetto.

4. Constatação

Em 1992, o pedido de impeachment de Collor, foi considerado pelo PT como exercício da democracia e golpe contra o neoliberalismo. E agora, em 2015, o governo do PT considera que o pedido de impeachment da Dilma é golpismo contra a democracia.

5. Pergunta

Afinal, pedido de impeachment é ato democrático ou golpismo?

Não discuto a viabilidade ou não do impeachment no governo Dilma.
Quero apenas registrar que ter dois pesos e duas medidas é repugnante hipocrisia e causa enjoo e vômitos.




Por Pr. Douglas Roberto de Almeida Baptista

Nenhum comentário: