quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Quem crê tem na Bíblia uma referência, diz Marina

“Estão tentando construir uma imagem de que sou uma pessoa fundamentalista”, disse a candidata


A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, afirma que "muita gente de má fé" está tentando transformar sua espiritualidade em fundamentalismo. A ex-senadora foi questionada sobre o fato de recorrer a trechos da Bíblia para tomar decisões importantes. "Todos nós agimos com base na relação realista dos fatos, mas os seres humanos têm uma subjetividade", disse. "Uma pessoa que crê, obviamente que tem na Bíblia uma referência. Assim como tem na referência à arte, à literatura. Às vezes você pode ter um insight assistindo um filme", tem dito a candidata.

De acordo com Marina, a ênfase em sua religião é "uma forma que as pessoas foram construindo, ou estão construindo, para tentar passar uma imagem" de que ela é fundamentalista. Segundo a candidata, a Bíblia é "uma fonte de inspiração para qualquer pessoa que é cristã".

A candidata diz que "dificilmente encontraremos uma pessoa que seja é 100% racional".

"Essa pessoa estaria presa à realidade, e com certeza, se os especialistas do comportamento forem avaliar uma pessoa como essa, vão ver que ela tem uma subjetividade muito pobre. Qualquer pessoa forma, toma as suas decisões considerando vários aspectos. Ele é atravessado pela cultura; se tem crença, pela espiritualidade; se é da ciência, pelo conhecimento científico. O ser humano não é uma unidade, digamos, pura de alguma coisa, não é? Somos seres subjetivos, e a subjetividade é uma riqueza interior, para qualquer ser humano".

Nenhum comentário: