domingo, 28 de setembro de 2014

Orem pelos que estão em eminência para que vivais vida mansa e tranquila sobre a terra



“Antes de tudo, recomendo que se façam súplicas, orações, intercessões e ação de graças por todos os homens; pelos reis e por todos os que exercem autoridade, para que tenhamos uma vida tranqüila e pacífica, com toda a piedade e dignidade”. 1 Timóteo 2:1-2

A oração vale muito pelos seus efeitos.

Há quem pense que tal afirmação é como um instrumento de magia e manipulação do universo conforme nossos desejos.

Não.

Os efeitos da oração sempre existem. E são valiosos!

Mesmo quando a resposta não é aquilo que a gente pede como capricho da nossa vontade, seja ela meiga e doce, ou impositiva e arrogante…os efeitos da oração sempre acontecem… em nós! Jesus ensina a orar a oração que acalma, suaviza o ser, embala, faz o espírito se aquietar como criança nos braços de um “Pai nosso que está no céu”…~Todo pão está garantido, todo perdão a dívidas, todo livramento do mal nas tentações… e sempre com o efeito de que nossa alma aprende a repartir o pão com outros, perdoar as dívidas de outros e ser misericordioso com o mal que veio sobre o próximo pela queda em tentação, e nesse caso nós trabalhamos para diminiuir e se possível anular todo mal que essa queda possa provocar sobre ele, havendo apenas aprendizado puro que a experiência da queda sempre tráz, mas jamais uma herança de mal. A tentação só produz queda quando o diabo institui o mal através dela. Mas se houver um santo indivíduo que ame, e que diga: “Filha, te livro hoje do mal do apedrejamento, agora vá, e não peques de novo contra você mesma..”, a queda houve, mas tal pecadora foi livre do mal.

A oração de amor, a frase de amor, a palavra de amor, o discurso de amor, o pensamento de amor, nos pacifica e pacifica o próximo, nos amansa e amansa a vida do próximo, nos tranquiliza e tranquiliza o caminho do próximo.

Baseado nesse ensino de Jesus, Pedro estimula a que “lancemos sobre ele as nossas ansiedades, sabendo que Ele tem cuidado de nós. É uma reverberação do ensino de Jesus sobre os efeitos da oração, e também do ensino de Jesus que diz: “Olhai para os lírios do campo. Neem Salomão e nem qualquer templo de Salomão teve uma glória como a deles! Olhai para os pardais. São cuidados! Confiem no cuidado do vosso Pai Celeste e vocÊs viverão vida mansa e tranquila, ainda que a figueira não tenha fruto e não haja gado nos currais!”

A oração sempre surte seus efeitos. Oração não são palavras mágicas, alquimias frasistas, ou poder de concretizar caprichos. A oração é o que tráz o Ser de Deus pra dentro de nós e faz a gente se refazer no seu Amor. Faz um Gênesis acontecer na gente. Faz a terra sem forma e vazia, caotizada, ter sobre si um Espírito que paira sobre a face das águas…
Orar pelos que estão em eminência? Revestidos de autoridade?

Sim, orar por gente que está socialmente vinculada com a minha vida e com meu cotidiano individual. Mas não é alguém que, ficando doente, me faria sentir as ansiedades e tormentos que eu poderia sentir se fosse meu filho doente, minha esposa doente, meus pais doentes, meus irmãos doentes, meus amigos doentes.

É orar por alguém que possui um forte vínculo social e cidadão comigo, mas por quem eu posso orar de forma bem mais tranquila, sem nervosismos e movimentos frenéticos, sem ansiedades loucas.

Orando por personalidades, eminências e seres revestidos de autoridade eu posso TREINAR O A ORAÇÃO QUE JESUS ENSINA. MANSA E TRANQUILA.

“Para que tenhamos uma vida tranquila, pacífica e com toda piedade e dignidade”.
Orar pelas autoridades é muito mais do que exercer um poder energético mágico sobre elas. Antes, é treinar meu espírito pra fazer o que ele quase nunca faz, nas situações mais pessoais, viscerais e familiares: Uma oração sem ansiedade e sem neuroses.

Mansa e tranquila.

Vamos orar? Vamos treinar?

É minha oração hoje. Com uma lágrima que rola mansa e tranquila sobre a terra. E sei que vale muito nos seus efeitos. Efeitos aqui. Efeitos lá, junto àquela família em luto.




Fonte: Gospel +

Nenhum comentário: