quarta-feira, 8 de julho de 2015

Eis o maior inimigo do PT: inflação chega ao maior nível em 12 anos!


Adoraria dizer que a questão ética é o grande calcanhar de Aquiles do governo petista, mas estaria mentindo, ou me iludindo. O fato é que as roubalheiras petistas já vieram à tona há anos, e boa parte do povo brasileiro simplesmente decidiu ignorá-las, fazer vista grossa, enquanto a grana estava fluindo em sua direção. Esses eleitores foram cúmplices do PT, na verdade. E agora que a crise econômica chegou com vontade é que muita gente demonstra revolta, indignação, e passa a enxergar melhor as falcatruas do governo.

“É a economia, estúpido!”, disse o assessor de Clinton. No longo prazo, não acredito muito nisso, acho que são os valores que contam mais, e a esquerda, ciente disso, sempre buscou a hegemonia no campo cultural. Mas no curto prazo, e num país como o Brasil, talvez a economia seja mesmo o item mais relevante. É por isso que essa notícia importa tanto, e retrata o verdadeiro inimigo do PT:

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou o primeiro semestre deste ano com uma taxa de 6,17%, informa o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira. Este é o maior porcentual verificado no período desde 2003, quando chegou a 6,64%. O resultado também é quase o dobro do registrado no primeiro semestre de 2014, quando atingiu 3,75%.

Segundo o instituto, a inflação já chega próxima da casa dos 9% no acumulado dos doze últimos meses, com taxa de 8,89%. Trata-se do maior nível verificado para esta base de comparação desde dezembro de 2003, quando chegou a 9,3%.

Para o mês de junho apenas, a taxa divulgada é a maior desde 1996! O PT conseguiu despertar o dragão inflacionário, domado pelo Plano Real dos tucanos (que o PT, vale lembrar, foi contra). Boa parte do eleitorado simplesmente não liga muito para escândalos de corrupção, ou porque acha que todos são corruptos mesmo e tanto faz, ou porque, no fundo, faria a mesma coisa se tivesse uma oportunidade.

Vivemos, afinal, imersos na cultura do jeitinho e da malandragem, e a honestidade tem pouco valor no Brasil. No mais, a campanha do próprio PT e o relativismo moral dos “intelectuais” acabaram por banalizar a corrupção, vista como parte natural da vida. Quem critica a podridão toda é um “moralista udenista” ou um “elitista burguês”. O povo ficou anestesiado para tanto esquema de corrupção.

Mas essa gente, quando entra num supermercado, sente no bolso a fisgada da inflação, e isso incomoda demais. Precisam conviver, ainda, com a constante ameaça do desemprego nesse ambiente de crise e incertezas. É por isso que a aprovação de Dilma caiu para míseros 9% e a rejeição subiu para 68%, não por conta do petrolão, que é apenas a cereja do bolo fecal. Como eu disse, adoraria afirmar algo diferente aqui, mas infelizmente, em nome da honestidade intelectual, não posso, com pesar.

E como a situação econômica não vai melhorar tão cedo, a rejeição ao governo Dilma continuará alta e crescente. Menos recursos públicos estarão disponíveis para comprar apoio, o que vai jogar mais lenha na fogueira. Dilma despertou o dragão inflacionário, e será devorada por ele.





Por Rodrigo Constantino

Nenhum comentário: